Autora: Liliane Prata
Editora: Planeta Jovem
Páginas: 326
Ano: 2013
“É tudo um sonho, pensei. É o tipo da coisa que você pensa quando sai do banheiro e se vê numa floresta. Logo imaginei que tivesse adormecido na privada e fiz força para acordar, seja lá o que isso signifique. Apertei meus olhos, pulei, coisas assim. Só sei que não funcionou. Continuei tentando, mas não funcionou. Acho que, no fundo, eu sempre soube que não era um sonho.”
"Muriel é uma garota de 16 anos que, um dia, quando vai ao banheiro, acaba num outro mundo: as aldeias de Landim. Landim é um mundo bem diferente, regido por leis distintas e inexplicáveis. A reação de Muriel vai mudando ao longo dos anos, refletindo sobre a convivência com diferentes culturas e sobre o mundo. Paralelamente a isso, há a busca pelas respostas do porquê de ela estar lá e a tentativa de ela voltar para casa. Qual seria de fato o novo mundo de Muriel? E quais seriam os reais limites entre realidade e fantasia?"
Muriel é uma adolescente de 16 anos que certa noite vai parar num mundo diferente , (mas nem tanto), do seu. A partir daí inicia-se uma grande aventura.
Muriel, assustada por não saber onde estava, chegando até a achar que estava completamente louca, começa a andar sem rumo pela floresta, que, até então era desconhecida. Em sua caminhada Muriel encontra uma Aldeia: Findan. Ela tenta dialogar com alguns dos membros, mas sendo totalmente ignorada, fica frustrada e parte mais uma vez em uma caminhada sem destino. Certa noite, enquanto dormia em baixo de uma árvore, ela é acordada por alguns homens e é levada para um lugar muito estranho; (como tudo naquele lugar), no dia seguinte, ela descobre um jeito de fugir, e volta mais uma vez para Findan. Dessa vez, sendo atendida.
Os pensamentos de Muriel começam a mudar quando ela conhece melhor o lugar e seus abitantes, mas ,as coisas só ficaram muito boas para ela quando ela conhece Kajaia, por quem logo se encanta. Kajaia é uma garota simples e aparentemente ingênua, que por ser ajudante no preparo do alimento da aldeia, assim como Muriel, começa a ensinar à ela a língua deles. Depois de um tempo, aparece em sua vida também, um jovem chamado Lor, por quem logo se apaixona.
Nos dias seguintes, os três vivem várias aventuras juntos, nos dando exemplos de que o amor, seja ele fruto de um romance ou uma amizade, supera todos os limites.
O livro mostra (de forma indireta) o quão imperfeitos somos, ele ensina que não se pode julgar alguém pelo que ele (a) aparenta ser; não há cultura que não tenha valor. Nos faz refletir sobre se tudo o que temos hoje é realmente necessário para termos uma vida boa.
Em todo momento eu consegui entender Muriel, por isso achei a personagem bastante realista.
Essa é uma obra emocionante, com um final surpreendente.
O novo Mundo de Muriel é um livro diferente.Original. Sua narrativa é em primeira pessoa e bastante gostosa de acompanhar. Sua edição e diagramação estão impecáveis, a capa combina perfeitamente com a estória e é uma das mais lindas da minha estante. Tal obra superou todas minhas expectativas e é um dos meus favoritos. Merece ser lido por todos.
Trechos da Obra:
Uma parte de mim queria que existissem regras de como as coisas são. Mas era ingenuidade pensar assim. Que o mundo na verdade é um caos. Qualquer mundo!
Dor e tristeza não têm fronteira.