
Aconteceu , nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de fevereiro, no município de Buerarema, o do Projeto Eco das Vozes do Povo Negro, realizado pelo Instituto Macuco Jequitibá, produzido pelo Coletivo Casa Flor e coproduzido pela Associação das Costureiras de Buerarema , Associação de Capoeira Raízes de Macuco, Coletivo Recantosde Macuco, Terreiro Yemanjá e Macuco Rap, o intuito do evento, foi a conscientização das mulheres e da juventude negra. Trazendo apresentações culturais,oficinas de culinárias e de turbantes e uma trilha ecológica e debatendo temas como: Intolerância religiosa, extermínio da juventude negra, empoderamento e autonomia das mulheres negras, violência domésticas contra as mulheres negras e capoeira enquanto elemento de identidade cultural.
O E.V.P.N também contou com o Luau de Macuco, e uma batalha de rap (para finalizar com chave de ouro) realizada pelo Macuco Rap, tendo como foco nas rimas: a negritude.
O E.V.P.N também contou com o Luau de Macuco, e uma batalha de rap (para finalizar com chave de ouro) realizada pelo Macuco Rap, tendo como foco nas rimas: a negritude.
O evento foi muito construtivo e beneficente a todos que participaram, pois nos fez enxergar de outros pontos de vista, quebrou preconceitos religiosos, uniu pessoas, clareou a mente de muitos, tudo isso, graças a orientação de admiráveis professores e palestrantes.
Não tenho palavra para descrever o quão edificante o mesmo foi para mim. O sentimento é indescritível, pois não foram só oficinas, foram momentos de construção de laços entre pessoas de cores e classes sociais diferentes, foram momentos em que o povo negro, que infelizmente, ainda sofre as consequências de um passado triste de escravidão, pôde bradar e fazer as nossas vozes ecoar...
Sinto - me grata.
Veja as fotos e vídeos abaixo:
II Batalha do Macuco (Macuco Rap).
vídeo:
"O Macuco Rap é um grupo com o intuito de disseminar o rap na nossa cidade e na nossa região aqui da Bahia".
Fotos Retiradas da página Casa Flor:
"Casa Flor: Espaço de Coworking e Coliving (espaço coletivo de trabalho, aprendizagem, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais e intelectuais) tendo como princípios norteadores: a sustentabilidade e a inovação, com base na Economia Criativa e Solidária.
![]() |
Quinto dia: Oficina de Defesa Pessoal Para Mulheres |
![]() |
Quarto dia: Empoderamento e Autonomia das Mulheres Negras. |
![]() |
Quarto dia: Trilha ecológica (Serra do Jequitibá) |


![]() |
Terceiro dia: Culinária Afro - brasileira. |
Você encontra fotos dos outros dias e de outras atividades AQUI.