Oii!! Trouxe alguns rabiscos que fiz no meu caderno para a faculdade para auxiliá-los numa possível questão a respeito da Teoria do Conhecimento. Não corrigi nada, pois a ideia não é publicar um artigo/redação mas somente um guia para que você consiga dissertar sobre.
A Epstemologia é a Ciência que estuda o Conhecimento e a(s) forma(s) como o adquirimos, bem como seus níveis.
Essa Teoria, a princípio, foi delineada por Platão (ainda q não houvessem, ainda, criado o termo) quando o filósofo afirma que o Conhecimento é contrário a Crença, pois é possível crer em muitas coisas mas a certeza parte de uma justificativa, através de algo que "solidifique" o que se pensa/diz sobre algo.
Na Filisofia Moderna a Teoria (re)surge, entre os Pensamentos Empirista e Racionalista sendo que, enquanto o primeiro acredita que aprendemos de forma induzida, ou seja, a partir tão somente das experiências, o segundo crê que o conhecimento surge a partir da desconfiança de tudo, exceto o da própria dúvida, pois ela é a aliada para esse processo.
No século XIX, Kant surge com uma visão decorrente do estudo das duas vertentes, logo concluirá que existe juízo (consciência) a priori e posteriori. O conhecimento a priori seria a aquisição do conhecimento independente das experiências, como a concepção de espaço, por exemplo, já o juízo a posteriori seria o que aprendemos com as experiências, como qual seria um bom medicamento para curar uma doença, etc.